quarta-feira, 14 de maio de 2008

As brisas sopram bons ventos no Sul

De 08 a 12 de maio realizou-se no auditório do SESC de Bento Gonçalves o Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - Para os ventos sopram?, promovido pela AEILIJ-RS em parceria com a organização da 23ª Feira do Livro de Bento Gonçalves e Fundação Casa das Artes, através da Prefetura de Bento Gonçalves.

Os temas debatidos foram:
A utilização de novas mídias em ilustração de LIJ; pela escritora e ilustradora Paula Mastroberti
A poesia para crianças; pelo escritor e coordenador AEILIJ-RS Hermes Bernardi Jr.
O leitor no Século XXI; pela escritora e produtora cultural Marô Barbieri
A pretexto de se publicar, escrever e ler bons livros; pelo escritor e ilustrador Celso Sisto



Na abertura, tivemos as presenças do patrono Airton Ortiz, da coordenadora da 23ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, Sra. Eunice Pigozzo e a presidente da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, Sra. Emira Maria Treméa Dendena. Na ocasião o Coordenador Regional da AEILIJ leu o texto da palestra de Anna Cláudia Ramos e de Luiz Antônio Aguiar, intitulada Por um espaço especial para a Literatura na escola, apresentada ao COLE - 2007.


Em seguida, a escritora e ilustradora Paula Mastroberti falou dos novos recursos na criação de ilustrações.



Duas Mostras de ilustrações da AEILIJ foram expostas no período, em dois locais distintos da cidade: hall do SESC Bento e andar térreo do L'Ámerica Shopping.



Além das palestras instigantes e reflexivas, no dia 10, pela manhã, Hermes bernardi Jr. ministrou a oficina Jogos e brincadeiras na mediação de leitura para um público atento e entusiasmado com a proposta de aliar o jogo e a brincadeira nas ações de estímulo à leitura em sala de aula.



Ao final, no dia 12 de maio, após ouvirmos um breve histórico da LIJ no Brasil pela escritora Marô Barbieri, tivemos o privilégio de ouvir Celso Sisto contar seu reconto de O soldadinho de chumbo.

Nosso agradecimento pela generosidade e colaboração de todos!

Conforme os ventos soprarem por aquelas bandas, ano que vem teremos o II Seminário na Serra. Fica o desejo soprando de bons ventos para Bento Gonçalves e a todo o povo de lá, que cultiva idéias, transformando brisa em vento forte para que todos leiamos mais, livros e o próprio mundo.


Em breve, outras fotos!

Um comentário:

Laura disse...

Muito legal toda a programação, Hermes. Vocês estão de parabéns pelo dinamismo.
Mando beijos a meus queridos colegas do Sul (também terra de minha família; há muitos "Bergallo" no RS, e meu avôzinho querido, Luiz Bergallo, era gauchão de Uruguaiana).
Da carioca, quase gaúcha,
Laura Bergallo.
laura.bergallo@uol.com.br