domingo, 25 de outubro de 2009

5ª Jornadinha Nacional de Literatura e Seminário Internacional de Contadores de histórias


Dia 26/10 começa a 5ª Jornadinha Nacional de Literatura, em Passo Fundo/RS.

A Jornadinha ocorre durante quatro dias, período no qual são envolvidos estudantes de escolas públicas e particulares. Os alunos de 1º a 4º anos do ensino fundamental participam nos dois primeiros dias, os alunos de 5ª a 8ª, no terceiro dia e os alunos de ensino médio, no último dia. No intervalo do meio-dia, crianças e adolescentes frequentam a praça de alimentação, visitam exposições, participam de oficinas, assistem a espetáculos artísticos, realizam atividades com computadores ou visitam estandes de livrarias na Feira do Livro. No final da tarde, todos têm a oportunidade de buscar um autógrafo do(s) seu(s) escritor(es) predileto(s).


Nas quatro edições da Jornadinha já realizadas, passaram pelo Circo da Cultura, aproximadamente, 55.000 crianças, pré-adolescentes e adolescentes de diferentes municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Entre os autores convidados desta edição, os escritore e ilustradores aeilijianos Anna Claudia Ramos, Hermes Bernardi Jr., Lucia Hiratsuka, Pedro Bandeira e Rosana Rios.

Saiba mais>>

Dia 27/10 começa o Seminário Internacional de Contadores de histórias.

O Seminário Internacional de Contadores de Histórias, da 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, tem como proposta refletir sobre o texto escrito na narração oral, enfatizando a questão do estilo e da autoria.


Para tanto, está dividido em três eixos principais de discussões e trabalhos: os caminhos e os limites do texto escrito em sua vertente oral; a performance cênica requisitada pelo texto na oralidade e a narração oral e a utilização de recursos cênicos, como bonecos, objetos, adereços, etc.

Ouvindo e vendo contadores de histórias de estilos variados, formações distintas e posições solidificadas pela prática, vindos dos mais variados lugares e países, poder-se-á ter uma ideia bastante acurada dessa linguagem artística, tão atual e tão tributária da tradição.

Coordenação do escritor, ilustrador e contador de histórias, o aeilijiano Celso Sisto.

Saiba mais>>



Nenhum comentário: