segunda-feira, 18 de maio de 2009

Associada AEILIJ


Feira do Livro de Bento Gonçalves


Bento Gonçalves não é só conhecida por seus parreirais e por suas vinícolas. Lá também acontece a Feira do Livro, que neste ano chega a 24º edição. Com o tema “Leitura: A arte da transformação”, o evento tem início nesta quarta-feira, 13 de maio, e segue até o dia 24, na Praça Walter Galassi (Rua Marechal Floriano). A Via del Vino, no centro da cidade, também concentrará uma parte da programação, que no total será realizada em uma área coberta de 1.450,00 m². Estandes com espaço para comercialização de livros, contação de histórias e oficinas literárias e culturais estarão à disposição do público. A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Bento Gonçalves e Fundação Casa das Artes, com realização da Biblioteca Pública Castro Alves.

Todas as atividades e espaços da Feira são viabilizados através de parcerias, especialmente os projetos de incentivo à leitura em espaço projetado para tal fim. Também estará presente no evento a Molekoteka, ônibus especialmente projetado pela Secretaria Municipal de Educação para desenvolver a leitura. Neste ano, o encontro faz um chamamento para a questão da diversidade cultural através de uma feira multicultural, que está sendo pensada em diferentes áreas de atuação a fim de mobilizar toda a comunidade em torno das questões da leitura. Cerca de 30 escritores participam do evento, através de visitas às escolas e de palestras, bate-papos, oficinas e seminários. Marô Barbieri foi eleita a patrona desta edição, que elegeu como Amiga do Livro, Renée Cousandier Perrone. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone 54 3452-5344 ou pelo site da Prefeitura.

Associados AEILIJ como Daniel Munduruku, Jonas Ribeiro e Luciana Savaget estão contemplados em diferentes projetos. Após a abertura oficial, a patrona inaugura os bate-papos no palco da Feira com um talk show às 19h30min.

– A escolha da Marô tem alguns pontos importantes. É a primeira mulher a ser patrona da Feira, ela é natural de Bento Gonçalves e é ligada à literatura infanto-juvenil, que reforça a importância que estamos dando aos jovens. Para melhorar o número de leitores, temos que investir na leitura cada vez mais cedo – diz o coordenador da Feira, Pedro Júnior da Fontoura.

Nenhum comentário: