terça-feira, 26 de maio de 2009

Convite recebido


Temos a honra de convidar Vossa Excelência para assistir ao ato de posse do eminente beletrista CARLOS MARINO SILVA URBIM na cadeira número 40 da Academia Rio-grandense de Letras, cujo Patrono é Alceu Wamosy e cujo último ocupante foi José Hilário Retamozo.

O recipiendário será saudado pelo Acadêmico Luiz de Miranda.

O ato, que será solene, realizar-se-á às seis horas da tarde do dia 28 de maio corrente, no Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, à Rua Sete de Setembro, 1020(Praça da Alfândega), nesta Capital.

Francisco Pereira Rodrigues
Presidente da Associação Rio-grandense de Letras.

Carlos Urbim (Santana do Livramento, 4 de fevereiro de 1948) é um jornalista e escritor de livros infanto-juvenis brasileiro.

Nasceu em fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Mudou-se para Porto Alegre aos 19 anos e formou-se em Jornalismo na UFRGS. Trabalha na área do jornalismo há 33 anos, tendo passado por diversas empresas jornalísticas, todas sediadas em Porto Alegre.

Foi durante dez anos editor de cadernos do jornal Zero Hora (Segundo Caderno, Vida, Revista ZH e Caderno de Cultura).

Sua primeira publicação destinada ao público infantil, Um Guri Daltônico, de 1984, obteve grande repercussão junto ao público. O livro foi lançado na Feira do Livro de Porto Alegre de 1984. Outros livros do autor são Patropi, a Pandorguinha, Dinossauro Birutices, Uma Graça de Traça, Caderno de Temas, Diário de um Guri, Dona Juana, Bolacha Maria, Saco de Brinquedos, Rio Grande do Sul – Um Século de História, Os Farrapos, Álbum de Figurinhas e Morro Reuter de A a Z, entre outras. Ao escrever para crianças, busca na infância a motivação para o material de que é feita sua produção literária, conservando as influências e o sotaque da região em que nasceu. Utiliza a poesia como forma de cativar os pequenos leitores e seus personagens têm fortes vínculos com o cotidiano gaúcho, o que contribui para a identificação imediata entre o autor e seu público.

Nenhum comentário: