quinta-feira, 3 de abril de 2008

Associado Altamente Recomendável

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) têm, desde 1974 um prêmio para sinalizar, destacar, promover a literatura de qualidade, publicada para crianças e jovens, neste país. São várias categorias, que foram, inclusive sendo criadas, ao longo da existência do prêmio. E são vários os votantes do prêmio, de várias partes do país: especialistas, livreiros, bibliotecários, pesquisadores, enfim.

E são várias, as maneiras de sinalizar essas obras. Há a confeção de uma lista de livros, feita por esta instiuição, que se chama ACERVO BÁSICO, que pode servir para orientar compras e escolhas. Há a lista dos ALTAMENTE RECOMENDÁVEIS, nas várias categorias, de onde saem os primeiros prêmios, denominado de "O MELHOR LIVRO DE..." E há ainda, uma seleção, feita com base na seleção dos livros publicados no ano, para compor o catálogo da Feira de Bolonha, que acaba também funcionando como um prêmio para os autores, ilustradores, editores. A Feira de Bolonha é uma das mais importantes feiras de literatura infantil, na qual o Brasil está sempre representado, com uma exposição (dentre outras coisas) dos livros que foram selecionados, pela FNLIJ, para seu catálogo. Quem não gostaria de saber que sua obra vai ser exposta fora do país?


Com tudo isso, aproveito para dizer, que da minha produção publicada em 2007, os livros "MÃE ÁFRICA" (Editora Paulus) ganhou o selo ALTAMENTE RECOMENDÁVEL e "MUNDARÉU" (Editora Paulus) foi selecionado para o catálogo da 45º feira de livros infantis de Bolonha.

Celso Sisto
Escritor e ilustrador

2 comentários:

VANES disse...

Boa noite,

Sou ilustrador, sou do Rio de janeiro e gostaria de se saber se já está dispónivel o livro Mãe África em outros estados?

Obrigado e até breve!

http:contografico.blogspot.com

Alfredo Alves Albuquerque disse...

Olá. Sou escritor e tenho interesse em literatura infanto juvenil. Gostaria de saber como ter acesso à lista dos livros altamente recomendáveis de 2007.
Atenciosamente,
Alfredo.