quinta-feira, 19 de março de 2009

Seminário Formação de Mediadores de Leitura

Do Boletim PNLL - Edição nº 147 - 16 a 22/03/2009

Foi realizado em São Paulo, nos dias 12 e 13, o Seminário Formação de Mediadores de Leitura. O evento contou, em sua mesa de abertura, com a participação de Juca Ferreira, ministro da Cultura; Marcelo Soares, diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica; Jorge Yunes, presidente do Instituto Pró-Livro; Sigrid Weiss, presidente da Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários; Carlos Tibúrcio, assessor da Presidência da República; Fabiano dos Santos, do Ministério da Cultura; e José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL, que coordenou os trabalhos. Na ocasião, foi feita uma homenagem ao dia do bibliotecário, comemorado em 12 de março.

O evento também contou com a presença dos escritores Marina Colassanti, Affonso Romano de Sant´Anna e Bartolomeu Campos de Queirós; Anna Claudia Ramos, da AEI-LIJ; Cleide Soares, do programa Arca das Letras, do MDA; Eliane Pszczol do PROLER/FBN; Ezequiel Theodoro, da ALB/Unicamp; Francisco Gregório Filho, da Cátedra da Leitura da Unesco-PUCRJ; Georgete Lopes Freitas, da CFB; Ilce Cavalcanti, da BN; Ísis Valéria Gomes, da FNLIJ; Jason Prado, do Leia Brasil; Jéferson Assumção, secretário de Cultura de Canoas; João Luís Ceccantini, da Unesp; Lucília Garcez, da UNB; Marisa Lajolo, secretária de Educação de Atibaia; Regina Pamplona, assessora do deputado Marcelo Almeida, da Frente Parlamentar da Leitura; Rosângela Rossi, assessora da Presidência da República; Tânia Rösing, da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo; e Telma Teixeira, da OEI.

A leitura inserida na vida das pessoas
O ministro Juca Ferreira comentou que os três ambientes prioritários para o desenvolvimento da leitura são a família, a escola e a biblioteca. Também abordou a relação profunda e extremamente particular entre o leitor e o livro, pois só se aprende a ler lendo. Destacou a ação do Ministério frente à necessidade premente de modernização das bibliotecas como novos centros de cultura, que se consubstanciam no programa Mais Cultura. E reforçou a criação de uma instituição específica para a área, a Fundação ou Instituto Nacional do Livro.

Ações do MEC dão materialidade ao Livro e à Leitura
Durante o Seminário Formação de Mediadores de Leitura, Marcelo Soares, diretor de Política de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica do Ministério da Educação, citou diversas ações que possuem interface com o PNLL e que foram instituídas para materializar a política relacionada ao livro e à leitura no Brasil. Destacou ainda que o grande desafio no momento é criar uma estratégia de formação do professor/leitor.

Bibliotecas em todas as cidades do Brasil
Durante o debate, que abriu o segundo dia do Seminário Formação de Mediadores de Leitura, foi divulgado que o ministro da Cultura Juca Ferreira e o presidente Lula anunciam ainda este ano que foi zerado o número de municípios brasileiro sem biblioteca. Segundo Fabiano dos Santos, responsável pelo programa Mais Cultura do MinC, o presidente está bastante engajado e cobra quase que diariamente os resultados do projeto.

Carta Aberta e curso de formação de mediadores
No decorrer do Seminário Formação de Mediadores de Leitura, foi redigida uma Carta Aberta em prol do Livro e da Leitura. Também foi escrita uma proposta para formação de professores mediadores de leitura, com cinco módulos de 40 horas cada. Os principais pontos deste trabalho serão a construção do eu-leitor, um processo de sensibilização e de imersão cultural; a vivência de leitura em meios eletrônicos; e a elaboração de projetos de práticas leitoras em cada um dos módulos. Além disso, os participantes reforçaram as recomendações feitas no Fórum Literatura na Escola e que podem ser conhecidas clicando aqui.

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